Lembre-se, que se não respondia processo criminal, e foi preso em flagrante, o processo demora um pouco para ser cadastrado nos sistemas informatizados e ganhar um numero. Se isso ocorreu ,os familiares devem ir ao fórum e procurar o setor de Distribuição, lá poderão informa-lo sobre o numero do processo, no caso da prisão for fora do horário de expediente, procure o plantão do foro, onde poderá obter esta informação.
Em tese, o processo criminal é sigiloso, podendo ter acesso aos autos o réu, familiares e o advogado. Por este motivo, não adianta consultar no site procurando o processo pelo nome da parte. Ao menos no estado do Rio Grande do Sul, esta consulta processual via site, somente é possível pelo numero.
Tratando-se de matéria criminal na justiça gaúcha, siga os seguintes passos para efetuar a consulta:
1 – Digite o endereço: “www.tjrs.jus.br”, ou clique no link.
2 – A direita existe um módulo que permite o acesso direto, clique nele, ou aqui. Se preferir ou no encontrar o modulo, pode navegar pelo menu da esquerda na seguinte ordem: >Processos >Acompanhamento Processual.
3 – Insira o numero do processo, digite o numero corrido, sem barra ou números, são 14 caracteres, onde os três primeiros referem-se a comarca (cidade), no caso de ter apenas os 11 números, procure o numero da cidade do lado esquerdo onde esta escrito TJ/Comarca, se for recurso coloque Tribunal de Justiça.
4 – Por fim, coloque o código de segurança e clique em pesquisar.